Conheça a história e as tradições do famoso feriado irlandês.
O St. Patrick’s Day ou Dia de São Patrício é tradicionalmente celebrado na Irlanda e em países de língua inglesa, onde há grande concentração de imigrantes Irlandeses, no dia 17 de março.
Ao longo dos anos, as tradições da grande festa Irlandesa que homenageia o padroeiro do país ganharam a simpatia de muitos e atualmente são celebradas em diversos países, inclusive no Brasil.
Mas quem foi St. Patrick?
St. Patrick é padroeiro da Irlanda. Ele tinha 16 anos quando piratas irlandeses o tiraram de sua Wales nativa, na época em que os romanos começavam a abandonar a região da Bretanha.
Após seis anos de escravidão como pastor de ovelhas em Slemish, fugiu da Irlanda para Bretanha num barco carregado de cães de caça. Pouco se sabe da época que passou vagando e estudando na Gália. Tornou-se padre e foi consagrado bispo no ano de 432, com o objetivo de liderar uma missão em terras Irlandesas.
Ao chegar em County Down, iniciou o processo de difusão do cristianismo entre os moradores da ilha. Era um homem sutil, que não estabeleceu conflito e trabalhava em com os costumes e lugares sagrados já estabelecidos na cultura. E, aos poucos, os irlandeses, incorporaram a nova religião às antigas crenças, e St. Patrick pôde ver florescer.
Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick.
Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.
Símbolos do St. Patrick’s Day
Trevo de 3 folhas
Com o nome de Shamrock, que provém da antiga língua gaélica e significa ‘planta jovem de 3 folhas’, é um símbolo oficial da Irlanda, sendo até registrado como marca comercial pelo governo do país.
Além de representar a cultura da ilha, dizem que St. Patrick utilizava-o como elemento para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas e, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. É um símbolo de sorte.
Com o passar dos anos, a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. Fitas verdes e trevos eram usados nas celebrações do dia de São Patrício no século XVII.Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública para a rebelião. A expressão irlandesa “the wearing of the green” (vestindo o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa que seja verde em referência aos soldados rebeldes.O fato da ilha ser conhecida como Ilha Esmeralda, por suas extensas paisagens que permanecem sempre verdes em razão da chuva constante na região, também é uma inspiração para as cores nacionais.
Leprechaun (Duende)
Figura mitológica do folclore da Irlanda, é apresentado como um pequeno homem, de 30 a 50cm, que sempre está ocupado a trabalhar em um único pé de sapato, sendo também conhecido como o sapateiro do povo das fadas.
A lenda ainda conta que eles são guardiões e conhecedores de vários tesouros escondidos. Vestidos sempre como na figura ao lado, não gostam de humanos, mas quando com boas intenções, nos dão um par de sapatos, feitos com materiais naturais como flores e gotas de orvalho.
Embora não exista uma ligação direta com o santo, são símbolos muito fortes no país e por isso é normal ver fantasias de Leprechauns nas paradas do St. Patrick’s Day.
É uma frase gaélica, utilizada para expressar fidelidade à Irlanda. Significa: Irlanda para sempre! Com o surgimento e sucesso do Partido Patriota Irlandês, a frase começou a ser muito usada para anunciar uma identidade irlandesa.Um fato interessante, que faz referência à St. Patrick, é que em 1847, um grupo de voluntários irlandeses e alguns desertores do exército norte americano, se uniram com os mexicanos na guerra México x EUA. Esse grupo de soldados era conhecido como Los San Patricios e sua bandeira era composta de uma arpa (símbolo do brasão de armas da Irlanda) com a frase logo abaixo.
Acredita-se que, com o intuito de converter celtas irlandeses em cristãos, São Patrício resolveu unir a cruz solar (forte símbolo Irlandês) com a cruz cristã. Ficou conhecida como Cruz Celta ou Cruz Céltica.
Na Irlanda e em todo o Reino Unido, 7 é um número que traz sorte, afinal, há sete cores no arco íris, a semana tem sete dias, há sete maravilhas no mundo e o triplo sete no caça
níquel é jack pot. Pote de ouro na certa!FerraduraSorte de peso na tradição irlandesa. Quando uma ferradura é dada como presente, deve ser mantida para trazer boa sorte. Decore à gosto, mas ela deve ser pendurada como a letra U, para que a sorte não “escorra”.
Que tal brindar bem à moda irlandesa e ainda atrair boas vibrações? É só seguir o clima e tim-tim: “Que seus bolsos sejam pesados, que o coração seja leve e que a boa sorte te persiga noite e dia”.