O mundo moderno foi sendo cada vez mais moldado pela tecnologia. E não poderia ser diferente: a linguagem segue a mesma tendência.

1. Friend

Amigo foi usado como um verbo já no século 13, mas caiu em desuso até recentemente. A popularidade de sites de redes sociais como o Facebook deu ao verbo amigo um novo significado.

Se você adicionar alguém à sua rede social, estará amando essa alma sortuda. Removendo alguém da sua rede pode ser chamado unfriending.

Unfriend é outra palavra que existe em inglês desde o século 13, quando foi usada como substantivo para significar “um inimigo”.

2. Troll

internet-troll

Na gíria da Internet, um troll é uma pessoa que publica comentários antagônicos deliberadamente.

Embora o termo troll evoque as criaturas feias apresentadas no folclore escandinavo, a origem dos trolls da Internet é muito mais provável ter sido originada de um termo francês antigo que foi usado no contexto da pesca. Na água, um troll é uma isca usada para atrair peixes.

Talvez o melhor conselho para lidar com trolls seja oferecido pelo grupo hacktivista Anonymous: “Não discuta com os trolls – significa que eles venceram”.

3. Like

Quem fala inglês vem curtido desde o século IX e usado likes e dislikes desde o século XV. Mas a ascensão das mídias sociais deu ao termo uma nova relevância.

Em várias redes sociais, se você deseja demonstrar apreço por um post, pode gostar dele. Às vezes chamada hearting, favoriting, ou upvoting, like tornou-se uma importante métrica de mídia social.

4. Link

links-graph-web-pages-22-1920-800x450

Às vezes, também chamados de hiperlinks e URLs, links são objetos, geralmente texto ou imagens, que, quando clicados, levam você a outro local na web.

Provavelmente vindo do kleng proto-indo-europeu que significa “dobrar, virar”, esse termo surgiu em inglês no século XV, e foi usado desde cedo para descrever laços formando uma cadeia.

Os links podem levá-lo a um caminho inesgotável de tocas de coelho da Internet, por isso tome cuidado antes de clicar.

5. Address

Embora o endereço do substantivo tenha sido usado por que fala inglês desde os anos 1400, o sentido de “o lugar ou o nome do lugar onde uma pessoa, organização ou algo semelhante está localizado” não apareceu até os anos 1600.

Na década de 1940, um novo sentido tecnológico de endereço surgiu, abrindo caminho para a introdução de tais compostos como endereço de e-mail, endereço da web e endereço IP, todos apontando para locais virtuais.

6. Surf

Quando o surf entrou pela primeira vez no idioma inglês em 1600, ele se referia a ondas ou ao movimento de ondas.

O final de 1800 viu um novo sentido da palavra: “andar ou ser carregado na crista quebrada de uma onda, especialmente usando uma prancha de surfe”.

Na década de 1980, esse sentido foi estendido metaforicamente para se aplicar ao canal de surfe na televisão a cabo. No início dos anos 90, esse sentido foi estendido ainda mais à Internet.

7. Block

11949868361000070562abc_blocks_petri_lummema_01.svg.hi

Se você bloquear alguém em uma rede social, tornará vários traços de sua presença on-line invisíveis para essa pessoa, de modo que ela não possa interagir com você.

Esse sentido só surgiu recentemente, embora quem fala inglês estejam bloqueando desde o século XVI.

Block veio para o inglês diretamente do bloco Old French, que significa “log”. O substantivo sentido de bloqueio existia em inglês mais de 200 anos antes do verbo aparecer.